Qual a diferença entre purificador e filtro?
Nossa saúde está fortemente ligada à qualidade da água que bebemos. Por ser um elemento essencial ao funcionamento de nosso organismo, é fundamental que a água esteja sempre livre de micro-organismos nocivos à nossa saúde. Para isso, existem no mercado produtos que garantem uma bebida bem mais saudável: o purificador de água e o filtro de água.
Se você está na dúvida sobre qual deles comprar, conheça as principais diferenças entre um purificador de água e um filtro de água, e escolha o melhor para ter na sua casa:
Os filtros de água geralmente são os produtos mais simples e funcionam a partir de uma vela central que retém impurezas. Muitos desses filtros têm um preço mais acessível, quando comparados com os purificadores de água. Os filtros são capazes de eliminar a sujeira da água e uma das suas vantagens é que eles não precisam utilizar energia elétrica.
Já os purificadores de água atuam de forma mais completa e, além do elemento filtrante principal, têm outras camadas de purificação e tecnologias especiais, como lâmpadas que emitem raios ultravioletas que atuam nas bactérias.
O nível de limpeza varia de fabricante, podendo ir de P1 (o mais intenso, que retém as menores partículas) ao P6, o básico. Há modelos que utilizam energia elétrica, mas também é possível encontrar purificadores de água que não necessitam da rede elétrica para funcionar.
Especialistas indicam que a água tratada pelo sistema de abastecimento em grandes cidades, em geral, tem boa qualidade, sendo o purificador de água ideal, por exemplo, para moradores de áreas que fazem uso de poços artesianos ou que tenham contaminação na rede até o domicílio, como em situações de enchentes e vazamentos contínuos.
LEAVE A COMMENT